Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Diz à mãe para migar as sopas ...

Diz à mãe para migar as sopas ...

16.055 de Abril de 1974

20.04.18 | Paulo Brites

30743905_195498817730031_56727751951908864_n.jpg

 

Será bom e correto ter uma escova de dentes em várias casas? Para uns faz sentido para outros nem por isso … é um pouco o que se passa por este mundo fora e em particular em Portugal!

Há alguns (muitos) anos atrás um dos grandes escritores deste país, Camilo Castelo Branco, teve uma frase que sem dúvida continua bem atual:

“A amante que chora o amante que teve, na presença do amante que se lhe oferece, quer persuadir o segundo que é arrastada ao crime pela ingratidão do primeiro”

E é isso de alguma forma que se vai passado no palco teatral da nossa vida politica! Consoante a música assim se bailha! Direita, esquerda? Não interessa! O que interessa sou eu!

Assim resumidamente … contrariando o ditado popular que a água não passa duas vezes debaixo da mesma ponte, eis que o Rio resolve dizer o contrário e começou a recrutar os diversos pensionistas partidários para que essa mesma água regresse ao estado em que a deixaram! Poluída! Bem, pelo menos são fiéis á sua doutrina política do conservadorismo. Coisa essa que de facto deixa muitos e muitos eleitores na dúvida, para não dizer, com a certeza que nele não irão votar, mas isso sou eu a pensar!

Depois temos o Costinha … ui, depois de um “golpe palaciano” com a ajuda do seu padrinho Soares lá encostou o Seguro e conseguiu ser secretário e milagreiro, conseguindo um extraordinário 2º lugar que com as “coisas” da direita e da esquerda se tornou 1º. Até ai nada de novo, pois com tantas equivalências existentes nos currículos dos que querem ser a salvação do país, seguiu essa linha de pensamento e atitude e, pronto … ajunda-se à esquerda com o lema de que a direita levou o país para o caos, fazendo esquecer a existência de um governo Sócrista … enfim … nem vou falar disso!  

Também por esses lados do “hemicirco” aparece uma galinha com crista a dizer que é a nova Brites de Almeida e que é com ela que o país vai para a frente! Os bloquistas reclamam e dizem mal até deles próprios … o amigo Jerónimo lá continua com as suas vitórias e a dizer que “somos” a voz do povo e dos trabalhadores …

Os portugueses voltaram a rir e a serem felizes porque a crise já passou e agora voltamos aos tempos das vacas gordas. O emprego cresceu com a retirada de nomes da lista de desempregados, os bancos voltaram a abrir crédito ao consumo e embora tenhamos que injetar mais dinheiro dos contribuintes (mas a culpa disso é da direita) está tudo controlado.

Os funcionários públicos viram alguns cortes serem repostos, o ordenado minino subiu … os impostos diretos baixaram (embora os indiretos tenham subido numa proporção superior aos cortes dos diretos) enfim … os “mercados” confiam mais em Portugal, aqueles que se tinham afastado regressaram e por “mérito” reocuparam ministérios e lugares na politica. No sector privado estamos a assistir também a esse milagre do regresso, como é o caso no setor da construção … e por ai fora! Agora chegou a vez dos políticos e seus funcionários nomeados (os “segura bandeiras” das campanhas) sentirem nas suas avenças o fim do corte de 5%.

A saúde está de boa saúde! A educação e a falta dela nunca esteve tão bem! A justiça está a funcionar … as crianças nunca foram tão bem tratadas (comem arroz com couve nas escolas), os idosos estão a ter um fim de vida condigno … está tudo tão bem que nem me consigo lembrar de algo que esteja mal. As IPSS`s espalhadas por este país são de uma pureza humanitária que mete dó! Os incêndios acabaram (o ano passado ardeu tudo) … enfim até a Santa Casa da Misericórdia dá uma ajudinha a um banco pois não tem onde gastar o dinheiro! Para representar Portugal no Banco Mundial e embora por lá não existam “miúdos” eis que ressuscita o Pedroso …

Bem … que posso dizer? Hummm … vou acabar como comecei, vou terminar repetindo a frase de Camilo Castelo Branco:

“A amante que chora o amante que teve, na presença do amante que se lhe oferece, quer persuadir o segundo que é arrastada ao crime pela ingratidão do primeiro”

Verdade! Como será 2019 em termos eleitorais? Sinceramente não vejo luz ao fundo do túnel!

 

Beijinhos e vá lá … evitem ter escovas de dentes espalhadas por várias casas, ok?

 

* Cartoon https://www.facebook.com/OLapisQueRi/