Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diz à mãe para migar as sopas ...

Diz à mãe para migar as sopas ...

A romã, a amizade e o amor

19.03.18 | Paulo Brites

romã-propriedades-benefícios.jpg 

O amor e a romã se confundem na cor,

o doce amargo da fruta,

e amargo doce do amor,

será tudo a romã,

ou tudo será o amor!

Aguinaldo Ribeiro

 

A Romã é um fruto que sempre foi venerado e continua a ser por todas as religiões … por todos os povos e julgo que por todas as pessoas. Um fruto que representa desde muitos séculos o amor, a amizade, a fertilidade … a mulher!

A Romã tem uma particularidade, nunca nos engana! Quer ela seja grande, pequena, pesada ou mais leve … tem sempre o mesmo número de bagos, 613! É provavelmente o que de mais sincero existe no mundo! É sempre fiel e sabemos exatamente com o que podemos contar, 613 bagos …

Na Mitologia Grega, a romã era atributo às deusas Hera, deusa das mulheres, do casamento e do nascimento e, Afrodite, deusa da beleza, do amor e da sexualidade. Na Ásia a romã está associada aos órgãos genitais femininos, a vulva e por isso é o símbolo de desejo e da sexualidade feminina. Na Índia, muitas vezes, as mulheres bebiam sumo de romã a fim de assegurar a fertilidade e combater a esterilidade. De salientar que devido ao facto de a romã possuir 613 bagos dá origem a 613 sementes, tal qual os 613 mandamentos ou provérbios judaicos chamados de “Mitzvots”, presentes no livro sagrado, a Torá.

Consta que a romã terá chegado à Península Ibérica pela mão dos árabes. Para além das suas características mitológicas, medicinais (que são bastantes) tem uma outra e essa sem qualquer tipo de representação no amor ou na saúde, o seu nome científico (punica granatum) batizou uma arma de guerra, a granada.

E sim é verdade! A romã tem sempre 613 bagos! A romã é-nos sempre fiel! Seja grande, pequena, redonda ou mais oval sabemos sempre o seu número de bagos. Coisa essa que infelizmente não acontece com tudo o resto! Podemos ter amigos, podemos ter amores, podemos ter tudo, no entanto nada se compara à Romã! Quando por qualquer motivo “abrimos” uma amizade, um amor, uma ideia, uma convicção nunca saberemos se tudo nos é fiel, se tudo é verdadeiro, se tudo é como pensamos ou esperamos! Com a romã nada disso acontece … sabemos sempre o que vamos encontrar … sabemos sempre que iremos ter 613 bagos!

Tanto no amor como na amizade deveria estar sempre presente a beleza e a fidelidade da Romã! Maomé aconselhava consumir romã para nos livrarmos da inveja e do ódio. Os maçons utilizam-na como um dos seus símbolos, significando "separados na sua individualidade e personalidade, mas unidos por um ideal".

Que tudo na vida fosse tão bom, fiel e confiável como a Romã … mas não! Tal qual a sua evolução ao longo das estações do ano, a romã e a romãzeira ou romaneira são de uma beleza inconfundível.É por isso também que a romã é símbolo de fidelidade, de amizade, de amor … 

Que a beleza e simbolismo da romã faça parte de nós e nunca na sua variante “bélica” da granada!

 

Beijinhos

* foto net

2 comentários

Comentar post