Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diz à mãe para migar as sopas ...

Diz à mãe para migar as sopas ...

Já tentei muitas vezes fotografar o silêncio. Claro que nunca consegui!

03.06.19 | Paulo Brites

DSC_9494-1-2.jpgNikon D3200, 18-55mm @ 26mm, f/7.1, 1/250s, ISO 100

 

Já tentei muitas vezes fotografar o silêncio. Claro que nunca consegui.

A palavra ou a expressão “silêncio”, tem a sua origem no Latim “SILENTIUM”, que significa: “ação de estar quieto”, “ficar quieto”, “evitar barulhos ou ruídos”. Enquanto gesto, vêm do Egípcio e do seu Deus Hórus, que tinha, na imagem, o dedo indicador na boca. Os Gregos e Romanos, associaram esse gesto, ao atual “silêncio”. A palavra em si, nada tem a ver com o gesto, expecto que são representações em linguagens diferentes: Uma gestual, outra escrita/falada.

Também a palavra “silêncio” tem outros significados, como: segredo, sigilo, confidencialidade; isto, em grupos secretos e maçónicos deste mundo. Em termos Orientais e no mundo daqueles, que, veneram a cultura do “meditar”, o termo silêncio significa: Calma, sossego, paz, conhecimento interno … e por aí fora.

Em termos comunicacionais, o silêncio, é a total ausência de som. O que não significa, ausência de comunicação. Claro que, utilizar o silêncio em termos de comunicação é o maior perigo que poderemos cometer! Com a ausência de som, deixa livre, o pensamento de quem o ouve!

Existem muitos e muitos tipos de silêncios, que, todos nós, utilizamos no nosso dia-a-dia:

- Silêncio emocional: acontece quando mostramos uma atitude aberta de atenção total e escuta no outro. Nesse silêncio podemos ser como um espelho e criar harmonia com o outro. Um exemplo de silêncio emocional é o que ocorre, quando olhamos uma pessoa nos olhos. Isso ajuda à verificação do que acontece ou aconteceu;

- Silêncio Responsável: Ocorre quando não se sabe ou não se tem a certeza suficiente sobre um tópico ou assunto. Geralmente é feito por precaução ou mesmo para um melhor conhecimento de um determinado momento ou estado;

-Silêncio cúmplice: É aquele que acontece por conveniência oportunista, para se tirar uma vantagem. Também pode ser um silêncio de medo;

- Silêncio tolerante: Ocorre quando alguém não responde a uma agressão ou insulto para evitar problemas ou grandes conflitos, ou mesmo, para evitar algum tipo de explicação ou de diálogo sobre algo que nos é desconfortável.

Seja como for, o silêncio é sempre algo muito mau! É indicador de que algo não está bem! Quer seja o silêncio maçónico, emocional, politico ou mesmo social!

Termino como comecei: Já tentei muitas vezes fotografar o silêncio. Claro que nunca consegui!

 

Nota: Podera ler aqui uma das minha tentativas de o fotografar:  https://paulobrites.blogs.sapo.pt/silencio-65057

 

Beijinhos

 

13 comentários

Comentar post