Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diz à mãe para migar as sopas ...

Diz à mãe para migar as sopas ...

O milagre das refeições escolares! Sim, 1,36 euros por “cabeça” …

06.09.18 | Paulo Brites

61766d08a_base.jpg

Será possível? Quem sabe se é! No entanto mesmo não sendo possível lá terá que ser! Ou quem sabe, até seja possível … já não digo nada! Como somos um país dos milagres, já acredito em tudo!  

Quando falo de milagres não me refiro a nossa senhora de Fátima, refiro-me a tantos outros que sucessivamente acontecem neste país.

O ano lectivo está a começar, os professores foram colocados. O ministro diz que está tudo sobre rodas. O primeiro-ministro diz que espera uma contra proposta dos sindicatos dos professores … as escolas parecem que têm o staff preenchido e não faltam auxiliares. O nosso Marcelo acredita e pede bom senso. Os professores depois de uma “alegre” espera, ficaram contentes e felizes por irem trabalhar (tirando os que continuam no desemprego), na sua maioria deslocados longe de casa e sem qualquer tipo de ajudas financeiras, claro, não esquecer que há 10 anos que estão congelados. Em contra partida os nossos deputados recebem ajudas de custo de viagens que não fazem … uma maravilha! As escolas em termos de infraestruturas nada temos a assinalar. Os senhores deputados só necessitam da palavra de honra para atestar a sua residência. Os pais e encarregados de educação necessitam apresentar comprovativo de residência e coisa e tal (são uns mentirosos – os pais, não os deputados). Os poucos livros escolares que serão oferecidos parece que a sua distribuição e atribuição está a correr tão bem, que acredito que antes da Páscoa os nossos alunos irão ter os livros … enfim … está tudo tão bem, mas tão bem, que até parece que sou eu e o meu mau feitio que estamos errados!

Há já algum tempo que as refeições escolares são alvo de críticas e denuncias. Sim esta “coisa” do almoço das “criancinhas” não tem corrido lá muito bem neste últimos anos!

Não conheço muito bem a realidade dos concursos para a sua distribuição mas não deverá ser muito diferente ao que acontece em Reguengos de Monsaraz. Um verdadeiro milagre! O concurso para o fornecimento das refeições escolares em Reguengos de Monsaraz foi adjudicado ontem a uma empresa de catering por 1,36 euros por refeição! Bem … os milagres acontecem!

Como dizia o meu professor primário, vamos lá fazer contas …

Os ingredientes base de uma sopa de legumes:

cebolas

dentes de alho

alho-francês

batata

cenouras

abóbora, nabo ou courgettes

uma qualquer verdura

azeite

sal

água

Como prato principal não me irei alongar, somente faço referência a massa ou arroz e, carne ou peixe … deixando de parte por exemplo salada ou qualquer outro acompanhamento.

Arroz ou massa – 50 gramas (cru) para o arroz e aproximadamente 80 a 90 gramas no mínimo, porque o ideal seria entre 100 e 120 gramas para massa.

Carne e peixes – 150 g por pessoa

A isso deveremos juntar 1 fatia de pão e uma peça de fruta …

Um verdadeiro milagre! Tudo isso por 1,36 euros … então mas somos todos parvos?

Senhores políticos tenham vergonha na cara! É “claro” como a sopa que vão servir aos alunos, que isso não vai correr bem! Deixo aqui o link onde está relatado o teor da reunião da camara municipal e a forma de controlar a qualidade dessas refeições …

https://www.facebook.com/notes/psd-reguengos-de-monsaraz/estaremos-muito-atentos-ao-desenrolar-do-ano-letivo-nesta-mat%C3%A9ria-fundamental-qu/2190984677838500/ 

E é assim que por cá vamos andando, de milagre em milagre!

Beijinhos e abraços e não se esqueçam que todos nós teremos que contribuir para o problema de saúde publica da obesidade! Vá pessoas … vamos todos fazer um esforço e almoçar por 1,36 euros …

* foto Google 

22 comentários

Comentar post