Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Diz à mãe para migar as sopas ...

Diz à mãe para migar as sopas ...

Uma dose de FIB (Felicidade Interna Bruta) para a mesa do canto

04.08.18 | Paulo Brites

DSC_6163-1-2

Há dias uma amiga falava do FIB e eu na minha santa ignorância desconhecia completamente tal sigla, perguntei o que queria dizer FIB?

- É um indicador de cálculo utilizado no Butão – disse ela

Lembrei depois que vagamente já tinha ouvido falar nisso … mas fui pesquisar, afinal fiquei curioso com tal sigla e tal indicador. Então o que significa FIB? Significa Felicidade Interna Bruta e é um dos indicadores mais importantes no País (deles, no Butão) e que para o Estado é mais importante que o tradicional PIB – Produto Interno Bruto, aquele chavão que todos os dias vimos, ouvimos e “papamos” abusivamente, quer na comunicação social quer no discurso politico ou mesmo nos currículos escolares …

Que nos interessa a aposta política e governativa no tal PIB? Sim … todos nós contribuímos de alguma forma para que tenhamos um PIB alto e equilibrado, pois dai, surge a nossa suposta riqueza. Se tivermos muito dinheiro, se produzirmos muito, se vendermos mais do que compramos … enfim se a soma, em valores monetários, de todos os bens e serviços finais produzidos for alta, para os macroeconómicos, financeiros e políticos da nação significa que vamos no bom caminho!

Se isso é importante? Claro que sim! Mas uma coisa é impossível desassociar e que é tão simples … o mais importante na vida não são os bens materiais e sim a felicidade e bem-estar de todos nós!

Um povo que tenha um FIB baixo, por muito que tenha um PIB alto nada interessa, não será nunca um PIB alto que nos trará felicidade, enquanto um FIB alto para além do nosso bem-estar, com certeza que vai gerar riqueza!

Cada um com as suas prioridades mas … que façamos crescer o nosso FIB, afinal nada é mais importante na vida do que isso!

Lembrando Raúl Solnado, façam o favor de ser felizes! Afinal se o teu FIB estiver em baixa não vais a lado nenhum! Que os momentos menos bons sejam sempre superados e que todos os dias quando acordares possas dizer ao teu espelho: Se não consegui vou conseguir afinal tudo fiz para que acontecesse! Bom dia companheiro e vamos à luta!

Beijinhos