Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Diz à mãe para migar as sopas ...

Diz à mãe para migar as sopas ...

Uma visita ao horadabuxa - parte XVI - Manjar Branco de Portalegre, Doce Conventual (Receita)

18.08.21 | Paulo Brites

Manjar Branco de Portalegre, Doce Conventual (Rece

 

O Manjar Branco é um doce que já vem desde a Época Medieval. Há por este mundo fora inúmeras receitas e variantes, no entanto, das que mais gosto, sem dúvida, é o Manjar Branco da Sicília, Itália. Similar à versão espanhola, é preparada com leite de amêndoas, creme de leite, açúcar, amido de milho e casca de limão. Servido com amêndoas picadas e canela (um dia destes, o horadabuxa, partilhará a receita).


Em Portugal, temos algumas variantes de norte a sul. No entanto, há duas receitas de Manjar Branco que se destacam: Coimbra e Portalegre. Diferentes mas igualmente saborosas. Enquanto o Manjar Branco de Coimbra é feito com peito de galinha e servido em taça como doce de colher, o Manjar Branco do Convento de Santa Clara de Portalegre não é um doce de sobremesa. É comido à mão e com uma apresentação semelhante a um pastel de bacalhau. Colocado num prato em camadas ou gomos, cada um, com as mãos, tira e degusta. Há ainda algumas receitas de Manjar Branco do convento das Mónicas, também ele, com características próprias.

Mas vamos ao que interessa e, o que interessa é a receita do Manjar Branco de Portalegre, Doce Conventual (Receita) - horadabuxa

 

Veja a Receita Aqui

 

 

2 comentários

Comentar post